A copa é um período que mexe com todos do mundo, mas principalmente com os brasileiros! Nesse clima de copa e lazer com famílias e amigos, os hábitos alimentares devem ser tratados com atenção, o comportamento de ansiedade e euforia durantes os jogos se alteram deixando os nervos à flor da pele.

copa

Você deve prestar atenção na hora de torcer, manter cuidado com grandes emoções, para evitar problemas cardíacos. De acordo com médicos cardiologistas, a adrenalina aumenta a pressão arterial e os batimentos do coração e, por isso, pessoas que já são cardíacas ou hipertensas por exemplo devem ficar atentas quanto aos riscos.

problemas cardíacos

Pessoas que acompanham todos os jogos, ou não vêem a hora de chegar a vez do Brasil, ou as que fazem apostas, estão sujeitas a passar por períodos de ansiedade, onde muitas das vezes, toda essa tensão e expectativa podem ser prejudicial a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país com maior número de pessoas que sofrem de Transtornos de Ansiedade. As pessoas propensas a esse tipo de transtorno podem ficar ansiosas com facilidade. Dependendo da força da ansiedade, pode ocorrer palpitação no coração, falta de ar, angústia no peito, suor frio nas mãos e até mesmo insônia. Caso sinta alguns desses sintomas, o ideal é procurar avaliação médica.

Durante os jogos e lazer, os brasileiros aproveitam os recessos para exagerar nas bebidas e frituras. Trocando a alimentação do dia a dia por  petiscos, o que pode gerar problemas estomacais, como gastrite por exemplo.

Como se manter saudável durante a Copa?

  • Siga os horários corretos das refeições;
  • Beba muita água;
  • Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas e refeições gordurosas;
  • Tente não abusar de suas condições físicas e psicológicas;
  • Opte por petiscos mais saudáveis durante os jogos;
  • Evite excessos e saiba seus limites.

Vídeo do canal Ministério da Saúde