A Importância do Marketing Digital para Médicos

Quando falamos em Marketing Digital para Médicos a gente sempre tem que pensar primeiramente em qual é objetivo desse médico ou clínica.

Por exemplo, um cardiologista, o que esse médico é; quais suas especialidades; o que ele quer divulgar; seus serviços e exames; se quer ser encontrado por novos pacientes; quer aumentar a quantidade de pacientes; se quer utilizar as ferramentas do marketing digital para fidelizar pacientes ou pra aumentar sua credibilidade; se deseja se tornar conhecido em sua região/cidade… Após saber o que esse cardiologista deseja, o planejamento de marketing será feito, executado e acompanhado pelo profissional.

Os principais motivos para uma médico ou clínica usarem o marketing digital é porque a internet hoje é o maior meio de informação e comunicação mundial. Todos nós vamos à internet para procurar algo, para comprar ou para contratar algum serviço. Se o médico ou clínica não estiver com uma presença oficial e profissional na internet, certamente não será encontrada pelos potenciais pacientes.

Uma situação de exemplo: um paciente que já consultou ou fez exame com você e indica para um colega de trabalho, parente ou amigo, o que acontece na grande maioria das vezes é que essa pessoa vai logo procurar informações sobre você na internet.  Atualmente, a maioria dos pacientes procura informações na internet antes de agendar com um médico.

Muitas vezes a clínica ou o médico são encontrados na internet, contudo com informações erradas ou desatualizadas.

Situações positivas para um médico ou clínica:
1- Fácil localização pelo seu nome no Google;
2- Avaliações dos seus pacientes/clientes – com grande maioria positivas;
3- Informações corretas e atualizadas num site bonito, rápido e atual;
4- Boa presença nas Redes Sociais com muitos likes e seguidores.

Confira abaixo quais são os principais pontos prejudiciais na reputação de um médico na internet:

  • O paciente não encontrar nenhuma informação sobre você ou seu consultório.
    O primeiro ponto que prejudica um médico na internet é a falta de informações. Informação sobre quem ele é, especialidades, o currículo dele, onde é a clínica,  a aparência da clínicacomo é a clínica, se atende ou não convênios, etc; não ter informação nenhuma na internet é sim um erro. Hoje nós estimamos que aquele médico que não tem presença digital e informação nenhuma na internet perde cerca de 20% das indicações boca a boca, ou seja, pessoas que provavelmente já marcariam uma consulta desistem porque não encontraram nada sobre esse médico. Quando o médico que não tem presença digital perde um grande número de pacientes.

  • O segundo erro é aquele médico que apesar de ter informações online, contudo encontra informações desatualizadas.
    A 2ª situação são as informações erradas; informações como telefone, endereço e serviços disponíveis, currículo e etc. devem ser atualizadas constantemente, o médico perde muitos atendimentos simplesmente por não ter uma presença digital atualizada, talvez pior do que não ser encontrado é o paciente encontrar aquela informação  desatualizada, o que faz com que o paciente ligue para um número que não exista ou vá no antigo endereço, dando força aos seus concorrentes.

  • O terceiro ponto é muito comum, é o médico que tem informações negativas sobre ele ou sua clínica na internet, e isso é muito ruim, talvez o pior dos três pontos, o paciente tem muitas ferramentas onlines para avaliar serviços médicos, essas ferramentas podem ser desde uma reclamação até o próprio Facebook do médico onde o paciente vai dar uma estrela e  falar mal, as pessoas podem avaliar o médico pelo Google Maps também e outros blogs de saúde.

    Claro que não tem como apenas ter informações positivas, mas o número de avaliações negativas não deve superar os elogios e indicações.
    A sua reputação digital faz toda diferençao para os pacientes. Muitos dos seus futuros clientes irão procurar os comentários e o que seus pacientes falam sobre você fará com que os confiem mais ou menos em você e nos seus serviços.

Situações negativas para um médico ou clínica:
1- Nenhuma informação;
2- Informações erradas;
3- Informações negativas.

FALE CONOSCO AGORA!

Icon

MARKETING ÉTICO E EFICIENTE PARA MÉDICOS E CLÍNICAS

Nossos serviços têm 3 objetivos principais:

  1. Aumentar a quantidade de pacientes particulares e/ou convênios na clínica;

  2. Tornar o médico e/ou a clínica conhecidos e como uma referência naquele ramo de atividade;

  3. Manter a boa reputação do cliente na internet por meio de monitoramento constante de comentários e avaliações.

Faremos todo o marketing digital conforme a Resolução do  1974/11 CFM que trata da publicidade médica.

Somos especialista! Trabalhamos apenas com Clínicas e Consultórios.

A Importância do Marketing Digital para Médicos
3.3 (66.67%) 6 votes
2018-11-29T12:58:47+00:00
%d blogueiros gostam disto: